PROJETOS DE FINANCIAMENTO

Projeto de financiamento de vendas é uma técnica inovadora e tempestiva que tem sido usada em muitos projetos corporativos de alto perfil, tal como o Eurotúnel.

Empregando um mix financeiro cuidadosamente elaborado, tem sido utilizado para financiar projetos de recursos naturais de larga escala, desde dutos e refinarias até plantas de geração de energia elétrica e projetos de hidrelétricas. De forma crescente, o projeto de financiamento de vendas emerge como alternativa preferida a métodos convencionais de infraestrutura financeira e outros projetos mundiais de larga escala.

Esta alternativa inclui o entendimento do racional para o projeto de financiamento de vendas, tais como preparar o plano financeiro, avaliação dos riscos, desenhar o mix financeiro e levantar os fundos. Nosso escritório tem a base de conhecimento necessária para assessorá-lo com:

O pacote de instrumentos contratuais para sustentar o projeto de financiamento de vendas;
Assuntos relativos aos dispositivos legais do país/governo (Exim Bank) patrocinador do projeto;
Parcerias de infraestrutura público-privadas;
Estruturas financeiras público-privadas;
Exigências de crédito dos financiadores e como determinar a capacidade do projeto de tomar o empréstimo;
Como preparar as projeções de fluxo de caixa e utilizá-las para mensurar as taxas de retorno esperadas;
Considerações contábeis e tributárias;
Técnicas analíticas para validar a viabilidade do projeto;

A expertise de PEREIRASILVA ADVOGADOS pode auxiliá-lo em seu projeto específico, tal como uma mina, rodovias, ferrovias, dutos, estações de energia, navios, aeronaves, hospitais ou prisões, que será repago com o fluxo de caixa do respectivo projeto. Nesta modalidade de financiamento, o financiador volta-se principalmente para os ativos e receita do projeto com vistas a garantir e servir o financiamento.
Em contraste com uma situação ordinária de tomada de empréstimo, no projeto de financiamento de vendas o financiador geralmente tem pouco ou nenhum recurso contra os ativos do tomador ou dos patrocinadores que não pertencem ao projeto. Neste caso, o risco de crédito associado ao tomador não é tão importante quanto em uma transação ordinária de empréstimo. O mais importante é a identificação, análise e gerenciamento de cada risco associado ao projeto, aspectos estes que fazem parte de nossa assessoria e consultoria.